Onda de frio: saiba quais cuidados é preciso tomar com idosos no inverno
Com a chegada do frio, é preciso ter atenção com pessoas que estão em grupos de risco para doenças respiratórias, como idosos. Esse grupo também deve se atentar para doenças crônicas, que podem piorar.
Nesta faixa etária, segundo a médica geriatra da Saúde do Lar, Simone de Paula Pessoa Lima, o corpo tem maior dificuldade de manter a temperatura corporal estável devido à "menor capacidade de termorregulação, à dificuldade de produção de calor e à redução na quantidade de gordura subcutânea, que atua como isolante térmico". O sistema imunológico deles também é menos eficiente que o de adultos jovens, fazendo com que eles fiquei mais vulneráveis a infecções respiratórias.
"Fatores ambientais, como temperatura e umidade baixas, acabam favorecendo que as pessoas idosas se mantenham em ambientes mais fechados, o que facilita a circulação de vírus e bactérias quando alguém do ambiente está contaminado, aumentando ainda mais os riscos de infecção nesta população", explicou.
Artigos Relacionados
Como evitar?
A geriatra explicou que é preciso tomar algumas medidas preventivas para que o idoso não adoeça nesta época, como:
- vacinação contra infecções respiratórias atualizada;
- manter a hidratação adequada;
- manter o ambiente domiciliar limpo e ventilado;
- garantir boa alimentação;
- proteger o idoso das mudanças bruscas de temperatura, garantindo que ele esteja sempre aquecido.
Dicas
A médica deu algumas dicas para manter o idoso saudável neste frio. Veja:
- Manter o idoso aquecido: incentive o uso de roupas adequadas ao clima, como blusas térmicas, meias e mantas. Certifique-se de que as extremidades estejam protegidas, pois mãos e pés tendem a perder calor mais rapidamente. Luvas e cobertores não aquecem, são apenas isolantes térmicos. Pode ser necessário o aquecimento por condução, como dar a mão ou usar uma bolsa de água quente, tomando cuidado para evitar queimaduras.
- Priorizar uma alimentação balanceada: inclua alimentos ricos em vitaminas e minerais que fortalecem o sistema imunológico, como frutas cítricas (ricas em vitamina C), vegetais verdes escuros e fontes de vitamina D, como peixes e derivados do leite.
- Evitar mudanças bruscas de temperatura: oriente o idoso a cobrir a boca e o nariz ao se expor ao frio e, dentro de casa, mantenha a temperatura agradável, evitando ambientes muito frios ou superaquecidos.
- Incentivar a hidratação: apesar da menor sensação de sede, lembre-se de oferecer água ao idoso regularmente para evitar desidratação. Sopas, chás e frutas ricas em água podem ser boas opções para complementar a hidratação.
- Promover a vacinação: reforce a necessidade de manter o calendário vacinal atualizado, especialmente com as vacinas contra gripe, vírus sincicial respiratório e bactérias pneumocócicas, que são essenciais para a prevenção de complicações mais graves durante o inverno.
Fonte :- Onda de frio: saiba quais cuidados é preciso tomar com idosos no inverno