É preciso verificar sempre o CNPJ da distribuidora e os dados sobre a conta antes de efetuar o pagamento. Foto: Divulgação/ Abradee
A Enel Brasil, distribuidora de energia presente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, emitiu nesta semana um alerta para os clientes contra golpes e fraudes envolvendo o pagamento da fatura da conta de luz.
Para evitar cair nas ações de criminosos, que tem se aproveitado da facilidade de fazer pagamentos no ambiente digital, os clientes devem ficar atentos com mensagens suspeitas, conferir os dados antes de pagar a conta de luz e efetuar o pagamento somente por meios oficiais.
Veja 12 tipos de golpes virtuais e aprenda a não cair em mentiras
Quais os golpes bancários mais aplicados em 2024? Veja dicas para se proteger
Entenda a proposta do governo para ampliar tarifa social da conta de luz e quem vai pagar por isso
Boletos
Os boletos da distribuidora devem ser identificados com o nome da Enel e emitidos pelo Banco do Brasil, Bradesco ou Itaú. O nome do titular da conta e seus dados pessoais também devem constar no documento.
Caso receba uma fatura que não inclua essas informações ou que esteja muito diferente das anteriores, não efetue o pagamento e entre em contato com a empresa. As opções de pagamento disponíveis são: débito automático, Internet Banking, caixas eletrônicos ou postos de atendimento.
É possível verificar todos os detalhes da conta que chega até a sua casa e validar os boletos que são emitidos através da site da distribuidora.
Caso receba alguma conta diferente, uma das principais orientações é estar sempre atento ao CNPJ da concessionária. A distribuidora não envia links ou QR Code para pagamento por SMS, em nenhum canal virtual.
Confira o passo a passo para pagamento pelo Pix:
- Passo 1: Acesse a área do PIX no aplicativo do seu banco;
- Passo 2: Selecione “Ler QR Code”;
- Passo 3: Aponte a camera do seu celular para o QR Code impresso no campo “PIX”, acima do boleto bancário da sua conta;
- Passo 4: Confira o valor e o beneficiário, confirme seu pagamento e pronto, sua conta já está paga.
Links falsos ou suspeitos
Caso o cliente receba algum e-mail solicitando que clique em links é preciso atenção. Se o endereço da página contiver um “@” no meio ou se o nome da Enel estiver escrito incorretamente, pode se tratar de uma tentativa de phising - em que criminosos se passam por empresas para obter informações pessoais ou financeiras das vítimas. A orientação é não clicar e denunciar aos canais de atendimento da distribuidora.
Débitos
A distribuidora reforça que clientes em situação de débitos devem entrar em contato através do seu site e conferir as opções oficiais para o parcelamento da conta. Outro grande detalhe é que a Enel não negocia débitos via Pix, caso alguém entre em contato exigindo essa condição, não efetue o pagamento.

É preciso verificar sempre o CNPJ da distribuidora e os dados sobre a conta antes de efetuar o pagamento. Foto: Divulgação/ Abradee
Redes sociais
O mesmo cuidado vale para contatos via redes sociais que solicite o pagamento de algum valor em nome da distribuidora.
As cobranças não são realizadas por meio dessas ferramentas, e a orientação é que os pagamentos sejam efetuados apenas após a emissão do código de barras ou da conta nos canais oficiais.
Um ponto de atenção são as saudações utilizadas no início do contato. É comum que comunicações falsas comecem com Querido (a) cliente. Em caso como esse, seja cuidadoso e não clique em nenhum link ou botão enviado. Uma dica é ter o App Enel instalado, onde é possível encontrar informações sobre a conta de luz e outros dados.
Palavras escritas com erros de digitação ou ortografia facilitam as fraudes, pois burlam os filtros anti-spam em diversas plataformas. Por isso é preciso estar atento nos erros de português, de concordância e até mesmo em palavras faltando.
SMS
Golpistas costumam criar um senso de urgência para enganar as vítimas facilmente. Um desses meios é utilizando o SMS com mensagens de promoção ou outros alertar.
Se receber um SMS dizendo algo como “cortaremos sua energia, pague pelo link” ou “parabéns, você ganhou um prêmio”, desconfie. Antes de clicar em qualquer link, verifique sempre o site é oficial da distribuidora
Equipes em campo
Por fim, a distribuidora reforça que é importante se atentar a apresentação dos seus colaboradores, que estão sempre devidamente uniformizados e identificados via crachá. Se for abordado por um profissional sem essas características, entre em contato com a Enel.
Os comunicados sobre desligamento de energia são enviados somente por cartas ou e-mails, sem o uso de redes sociais de mensagens, como o WhatsApp ou mensagens de texto.
Fonte :- Enel emite alerta contra cobranças fraudulentas; veja dicas para se proteger